Agenda de Eventos Feministas em Portugal

waves

10ª Marcha contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra

Queers de mãos dadas, nas lutas partilhadas!

Foi a 17 de Maio de 1990 que a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde decidiu retirar a homossexualidade da sua lista de doenças mentais. Sendo este um marco muito importante na defesa dos direitos LGBT, esta data foi estabelecida como o Dia Internacional e nacional de Luta Contra a Homofobia e a Transfobia. 

No que diz respeito a Coimbra, a realidade das pessoas lgbt/queer continua a ser invisibilizada. Os relatos de homofobia são alguns. Sendo uma cidade universitária, a praxe académica está pejada de homofobia e sexismo, contribuindo em muito para a não integração de estudantes. Casais do mesmo sexo, pessoas trans e não binárias continuam a ser alvo de olhares reprovadores ou ataques verbais nas ruas, parques, e até mesmo restaurantes ou bares de Coimbra. A cidade continua, à data de hoje, sem um espaço de lazer assumidamente LGBT+. 

Este ano, na 10ª Marcha de Luta contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra, temos como lema "Queers de mãos dadas, nas lutas partilhadas!"  Queremos chamar a atenção para a necessidade de unir forças contra as vagas conservadoras a que assistimos em várias partes do mundo. A homofobia, o sexismo, o racismo e tantas outras formas de discriminação merecem ser priorizadas e acreditamos que as diferentes lutas devem dar as mãos e fazer-se ouvir. Não nos calamos perante os ataques racistas e xenófobos que acontecem no nosso país! Não nos calamos perante a homofobia e transfobia crescentes, disfarçadas de preocupação pelas crianças e pela família tradicional. Não nos calaremos perante os muitos Netos de Moura deste país e além dele! Estamos juntxs!
A Plataforma Anti Transfobia e Homofobia de Coimbra convida-te à participação nesta Marcha. Marchamos este ano, especialmente, por um movimento queer/ lgbtqi+ unido com todas as causas alvo das crescentes vagas conservadoras. Por uma sociedade, e por uma Coimbra, mais justa e mais diversa. Junta-te a nós! 
Queers de mãos dadas, nas lutas partilhadas! 

Programa:
17h00: Concentração no Jardim do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
17h30: Partida com percurso: Avenida João das Regras; Ponte de Santa Clara; Praça da Portagem; Rua Ferreira Borges e Visconde da Luz.
Final: Praça 8 de Maio.

00h - Festa Fora do Armário no Aqui Base Tango

Sobre a PATH:
A Plataforma Anti-Transfobia e Homofobia, foi criada em Janeiro de 2011 para levar a cabo diversas atividades de sensibilização na luta contra a discriminação baseada na orientação sexual e na identidade de género. A PATH pretende, para além da Marcha do dia 17 de Maio, realizar outras atividades ao longo do ano, bem como juntar-se e apoiar outras iniciativas em prol da igualdade na diversidade, e pelo fim de qualquer tipo de discriminação.
A PATH é composta por pessoas individuais e pelos coletivos/associações Amnistia Internacional – grupo de Coimbra, Amnistia Internacional – FPCEUC, coletivo BH, não te prives – grupo de defesa dos direitos sexuais, rede ex aequo Coimbra, UMAR Coimbra e Vozes no Mundo.

Links:
Sabes de algum evento feminista e gostavas de que aparecesse em feminista.pt?
Envia-nos um email com toda a informação para:
eventos@feminista.pt
ícone feminista.pt